Foco e Escopo

A Revista de Medicina da UFC tem como objetivo contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área médica e ciências afins. Aceita submissões de artigos originais, artigos de revisão, artigos de opinião, short communication, protocolos de conduta, relatos de casos, imagens médicas, cartas ao editor e resumos de dissertações e teses de pós-graduação e de trabalhos de conclusão de curso de residência na área de saúde. Seu público alvo principal são estudantes de graduação e pós-graduação em medicina e ciências correlatas, médicos residentes, assistentes e docentes de universidades. Lançada em formato eletrônico no ano de 2015 com periodicidade semestral, a partir de 2017 a periodicidade passa a ser quadrimestral.

CARTA AO EDITOR

Serão publicadas cartas ao editor que possam contribuir com informações adicionais sobre artigos já publicados no periódico em números e volumes anteriores. Também serão publicadas cartas com sugestões de melhoria para a assistencia e pesquisa em saúde.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS ORIGINAIS

Serão publicados nessa seção artigos originais de pesquisa na área de sáude.

ARTIGOS DE REVISÃO

Serão aceitos artigos de revisão sobre tema específico (somente sob convite dos editores) na área da saúde com as últimas evidências cientificas disponíveis.

SHORT COMMUNICATION

Artigos de opinião limitados a 1500 palavras.

ARTIGOS DE OPINIÃO

Artigos de opinião sobre temas específicos (sob convite do editor).

PROTOCOLOS DE CONDUTA

Serão aceitos protocolos assistenciais na área da sáude que representem diretrizes e procedimentos operacionais dos serviços especializados.

RELATOS DE CASO

Serão aceitos relatos de casos e série de casos de doenças raras ou cuja conduta e prognóstico estão fora do escopo padrao esperado. Relatos que possam contribuir com a prática assistencial em saúde.

IMAGENS MÉDICAS

Serão publicadas imagens raras na área da saúde: imagens de exames laboratoriais, imagens em radiologia, endoscopia, peças cirúrgicas, etc

RESUMOS

Resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado e de trabalhos de conclusão de curso de Residência na área de saúde.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação desta revista segue os princípios da revisão por pares. Os manuscritos submetidos com vistas à publicação na Revista de Medicina da UFC são avaliados inicialmente pela Secretaria Editorial quanto à adequação às normas da revista. Em seguida, serão encaminhados para o Editor que fará uma primeira avaliação. Posteriormente será encaminhado, sem identificação de autoria para um revisor (podendo este ser interno ou externo à instituição) para avaliação e emissão de parecer fundamentado (revisão por pares). Esses pareceres serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação, ou não, do mesmo.

O contato com a Secretaria Editorial da Revista de Medicna da UFC deverá ser feito preferencialmente por e-mail: revistademedicina@ufc.br ou através do telefone +55 85 3366-8590.

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Qualis CAPES

Indicadores de acordo com o Qualis CAPES Quadriênio 2013-2016 para as áreas de avaliação:

Enfermagem: B4

Ensino: B5

Medicina II: B5

Medicina III: B5

Odontologia: B4

Interdisciplinar: B4

Saúde Coletiva: B4

Creative Commons

Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 não adaptada.